O Secretário-Geral Ibero-Americano, Andrés Allamand, abriu a sessão «Olhando para a Ibero-América», organizada pelo Club de Madrid em colaboração com a SEGIB, sublinhando o peso cada vez mais relevante da Ibero-América no mundo. Fê-lo perante Francisco Sagasti, Presidente do Peru (2020–2021) e membro do Club de Madrid; Aminata Touré, Primeira-Ministra do Senegal (2013–2014) e membro do Club de Madrid; Danilo Türk, Presidente da Eslovénia (2007–2012) e membro do Club de Madrid; Timothy Phillips, Diretor-Geral da Beyond Conflict e conselheiro do Club de Madrid; Hiroshi Yamauchi; e Han Seung-soo, ex-Primeiro-Ministro da Coreia do Sul.
“É necessário olhar para a Ibero-América não apenas por ser a antecâmara da próxima Cimeira, mas porque as grandes potências a identificam como um parceiro de primeira linha”, afirmou Andrés Allamand. Para tal afirmação, baseou-se em quatro factos recentes: a estratégia global de 2025 dos Estados Unidos, que inclui a América Latina como prioridade; as palavras da presidente da Comissão Europeia em 2024, Ursula von der Leyen, que assinalam a América Latina como primeira opção; a China declarando-se pronta para uma “nova era” em que a América Latina seja o seu parceiro; e a Índia como observadora da comunidade ibero-americana, esperando-se que o país asiático adquira essa categoria na próxima Cimeira de Madrid, em novembro.
Um espaço ibero-americano com projeção global
Francisco Sagasti começou por reconhecer as dificuldades da região, mas também as suas capacidades únicas para as enfrentar, como os recursos naturais e a biodiversidade, além da sua maior força: as pessoas e a sua “diversidade de diversidades”. O desafio passa por transformar potencial em produtividade: investir de forma sustentada no conhecimento, na ciência, na tecnologia e na inovação.
Hiroshi Yamauchi afirmou que o Japão vê a Ibero-América como um parceiro para a próxima década por razões de peso, como os valores partilhados (direitos humanos e uma ordem internacional baseada em regras), a capacidade e a necessidade de enfrentar em conjunto as alterações climáticas e a transição energética, bem como a busca pela prosperidade das suas regiões. Por sua vez, também a partir do Pacífico, Han Seung-soo sublinhou o potencial de ambas as regiões para liderar soluções educativas, tecnológicas e de diálogo num mundo que necessita de pontes.
A visão da Ibero-América a partir da Europa Central e de Leste foi apresentada por Danilo Türk, que sublinhou que esta não é, de forma alguma, uma região secundária. E não o é devido aos laços migratórios que unem estas duas partes do mundo, ao comércio e, sobretudo, às necessidades complementares que se avizinham e que abrem um novo ciclo. O antigo chefe de Estado apontou ainda as possibilidades de crescimento caso se consolidem os acordos UE–Mercosul e a relação inevitável que emerge no mundo tecnológico, onde a Europa oferece tecnologia e procura segurança de abastecimento e novos mercados.
África e Ibero-América partilham histórias entrelaçadas, semelhanças culturais, proximidade geográfica — o Brasil está a menos de cinco horas de voo — e desafios comuns como a desigualdade, a segurança alimentar e a industrialização, apontou Aminata Touré. “Não se trata apenas da influência da Ibero-América em África, mas de uma influência recíproca, com oportunidades para construir pontes de inovação inclusiva”, concluiu.
Timothy Phillips recordou os interesses partilhados entre os Estados Unidos, que continuam a ser um ator determinante, e a Ibero-América. Trata-se de procurar formas de ligar melhor pessoas, empresas e territórios, para nos prepararmos para um futuro com desafios comuns.
A sessão especial «Olhando para a Ibero-América», realizada no Auditório do Palácio de Cibeles, em Madrid, encerrou o Diálogo Anual de Políticas 2026 do Club de Madrid, dedicado este ano à governação e à provisão de bens públicos globais num mundo fragmentado.
A sessão de hoje encerrou dois dias de trabalhos de alto nível inaugurados por Sua Majestade o Rei Felipe VI, nos quais participaram, entre outras personalidades, a Presidente do Club de Madrid e antiga Presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla, bem como o Presidente da Câmara Municipal de Madrid, José Luis Martínez-Almeida. O fórum, que este ano celebra o seu 25.º aniversário, procura gerar propostas com base política e relevância prática que possam reforçar a cooperação internacional em torno de necessidades partilhadas.
A colaboração da SEGIB nesta iniciativa insere-se nos trabalhos preparatórios da XXX Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, que se realizará em Madrid nos dias 4 e 5 de novembro de 2026.

