Organismo internacional ao
serviço da Ibero-América

Portada » Ajudas a Projetos Arquivísticos, para a Memória Coletiva e a Cooperação Arquivística na Ibero-América

Ajudas a Projetos Arquivísticos, para a Memória Coletiva e a Cooperação Arquivística na Ibero-América

A convocatória, aberta até 6 de julho, procura apoiar projetos que gerem um impacto positivo, tangível e sustentável no acesso da cidadania ibero-americana aos seus arquivos.

O Programa Iberarquivos, no seu compromisso de fortalecer o tecido documental da região, lança a Convocatória Supranacional de Ajudas a Projetos Arquivísticos de Âmbito Supranacional 2026. O prazo para apresentação de candidaturas termina a 6 de julho de 2026.

O objetivo desta iniciativa é apoiar projetos que gerem um impacto positivo, tangível e sustentável no acesso da cidadania ibero-americana aos seus arquivos. A convocatória procura, assim, incentivar a preservação e organização de materiais que partilham uma história comum e fortalecem a memória coletiva da região.

A avaliação das propostas apresentadas reger-se-á por critérios de excelência técnica e compromisso social. Neste sentido, os projetos deverão demonstrar um alinhamento rigoroso com os valores de respeito pela diversidade cultural da Ibero-América, a promoção da igualdade de género e a proteção dos direitos humanos.

Será especialmente valorizado o impacto social das intervenções, favorecendo as propostas que combatam a discriminação e facilitem o acesso à informação dos grupos mais vulneráveis da população, garantindo que os arquivos funcionem como pilares da democracia e da transparência.

Requisitos de Candidatura

  • Supranacionalidade: é requisito imprescindível que no projeto participem instituições com sede social em, pelo menos, dois países aderentes ao Programa Iberarquivos.
  • Natureza da instituição: poderão participar arquivos ou outras instituições sem fins lucrativos legalmente constituídas que custodiem património documental. Também são elegíveis as entidades que, sem custodiar fundos diretamente, promovam o desenvolvimento arquivístico regional e apresentem projetos que beneficiem o conjunto de arquivistas da Comunidade Ibero-Americana.
  • Acesso Público e Gratuito: para assumir a condição de beneficiária, a instituição deve garantir o acesso público e gratuito aos fundos documentais que custodia e, de forma específica, aos produtos resultantes da intervenção financiada pelo Iberarquivos.
  • Transparência Administrativa: não poderão candidatar-se instituições que tenham pendentes de justificação apoios concedidos em convocatórias anteriores fora dos prazos estabelecidos.

Processo de Candidatura

O período de receção de candidaturas decorrerá por via eletrónica, entre 6 de abril e 6 de julho de 2026. As instituições interessadas deverão apresentar a documentação técnica e administrativa exigida através dos canais oficiais estabelecidos nas bases.

Para qualquer consulta técnica, esclarecimento sobre as bases ou pedido de informação adicional, podem dirigir-se à Unidade Técnica do Programa através do endereço de correio eletrónico: iberarchivos@cultura.gob.es