SEGUNDA-FEIRA 23 E TERÇA-FEIRA 24 de FEVEREIRO de 2009
Trata-se do primeiro Foro ibero-americano de alto nível sobre segurança viária para a região e o Caribe
Em Madri, Espanha, mais concretamente no:
AUDITÓRIO DO HOTEL MELIÁ CASTILLA
Capitán Haya, 43 Madrid, ESPANHA 28020
Tel:(34) 91 567 50 00 - Fax: (34) 91 567 50 51
wwww.meliacastilla.com
Introduzir o tema da segurança viária nas agendas políticas dos países e das organizações internacionais e multilaterais, e aumentar a implicação dos ministros e Chefes de Estado na região.
Contribuir ao desenvolvimento de planos regionais e nacionais de segurança viária para a América-Latina e o Caribe, começando com uma avaliação das capacidades e estratégias atuais para estabelecer e alcançar os objetivos estabelecidos.
Mobilizar o apoio ibero-americano e regional para a primeira conferência mundial de alto nível (ministerial) sobre segurança viária que terá lugar sob o patrocínio da ONU em novembro de 2009, em Moscou.
Ajudar a aplicar as recomendações do Relatório mundial para a prevenção de lesões por acidentes de tráfico, as Resoluções da ONU e da Organização Mundial da Saúde sobre a segurança viária, e o relatório da Comissão para a segurança viária mundial
Os idiomas da reunião serão espanhol, português e o inglês. Haverá interpretação simultânea para todos os idiomas.
Contará com a participação de Chefes de Estado e de Governo, ministros com responsabilidades diversas atinentes à segurança viária, autoridades governamentais, diretivos de organismos internacionais, expertos de reconhecido prestígio e representantes de redes de organizações sociais vinculadas a esta temática. Este enfoque amplo e plural de participação de múltiplos atores enriquecerá o debate e os resultados deste encontro ibero-americano e caribenho.
Para mais informação::
Mail: eisevi@segib.org
Telefone: (34) 91 590 19 80.
Com mais de cem mil mortos anuais, e sendo a principal causa de mortalidade entre os jovens da região, os sinistros viários constituem na Ibero-América e no Caribe um problema de primeira magnitude, cuja resolução requer um esforço equivalente, é dizer, um grau de implicação tanto a nível nacional, internacional e da Comunidade Ibero-Americana.
No plano internacional, o Dia Mundial da Saúde de 2004 centra-se por primeira vez na Segurança Viária. Com esta ocasião, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Banco Mundial publicaram o “Relatório Mundial sobre prevenção de traumatismos causados pelo trânsito”, que constituiu a primeira contribuição global e sistemática para a construção de um acervo de conhecimentos sobre segurança viária e um primeiro passo para uma ação a nível global. Ulteriormente, vários esforços internacionais foram marcando o caminho para o reforço de políticas sobre segurança viária: a Resolução 58/289 de 2004 da Assembleia-Geral das Nação Unidas sobre o “Melhoramento da segurança viária no Mundo”; a organização em 2005 da Semana Mundial das Nações Unidas sobre Segurança Viária; em 2005, respondendo ao mandato das Nações Unidas e a OMS de atuar globalmente sobre esta problemática, lança-se oficialmente a Facilidade Global sobre Segurança Viária ( Global Road Safety Facility – GRSF); igualmente no 2005 a CEPAL publica seu primeiro relatório regional “A Segurança Viária na Região da América Latina e do Caribe. Situação atual e desafios”;
Desde a Ibero-América e o Caribe foram diversos os esforços. Em 2006 celebra-se na Costa Rica o Primeiro Foro de Atores para a Segurança Viária na América Latina e no Caribe. Este Foro, promovido pelo Presidente Oscar Arias e organizado com o apoio da CEPAL, a OPAS, a Fundação FIA, o Banco Mundial e o Foro Global de Segurança Viária (GRSF) responde ao mandato das Nações Unidas, é organizado em convocatórias sucessivas em 2007 e 2008.
No plano Ibero-Americano, a XVII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo celebrada em Santiago do Chile em novembro de 2007 marca seu compromisso em seu Plano de Ação para trabalhar conjuntamente sobre a situação da segurança viária na Ibero-América. Em resposta a este mandato, os Ministros dos Transportes Ibero-Americanos reúnem- se em setembro do ano 2008 sob o lema “Juventude e Fortalecimento do Espaço Ibero-Americano de Segurança Viária” e assinam uma declaração oficial respaldando a criação de uma Associação e um Observatório Ibero-Americanos de Segurança Viária. Esta declaração é ratificada pelos Chefes de Estado e de Governo reunidos na XVII Cúpula Ibero-Americana de San Salvador em outubro de 2008.
Neste contexto e em cumprimento destes mandatos, a Secretaria-Geral Ibero-Americana decide organizar este Primeiro Encontro Ibero-Americano e do Caribe sobre Segurança Viária “Protegendo Vidas”, EISEVI. Este encontro é organizado pela SEGIB junto com a Direção - Geral de Tráfico da Espanha (DGT), o Banco Mundial, através da Facilidade Global para a Segurança Vial (GFRS), a Federação Internacional do Automóvel (FIA) e a Fundação MAPFRE; e com o apoio da Comissão Transitória de Segurança Vial para a América Latina e o Caribe e do Real Automóvil Club de Cataluña, RACC.
O EISEVI aspira contribuir, em estreita colaboração com organizações internacionais e nacionais, a avançar na formação de consensos sobre princípios, critérios e boas práticas da segurança viária em nossos países, através do desenvolvimento de planos regionais e nacionais de segurança viária para a Ibero-América, e ajudar a aplicar as recomendações do Relatório Mundial para a prevenção de lesões por acidente de tráfico da Organização Mundial da Saúde.