Organismo internacional ao
serviço da Ibero-América

Portada » Iberbibliotecas abre convocatória para a Bolsa de Assistência a Eventos Internacionais 2026

Iberbibliotecas abre convocatória para a Bolsa de Assistência a Eventos Internacionais 2026

O fundo beneficiará 12 pessoas que trabalham em bibliotecas públicas e comunitárias da Ibero-América e permitir-lhes-á participar num dos três eventos internacionais selecionados pelo programa para 2027.

O Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas, Iberbibliotecas, apresenta a Bolsa de Assistência a Eventos Internacionais 2026, uma iniciativa que visa contribuir para o desenvolvimento profissional dos profissionais de bibliotecas da região e reforçar as suas capacidades para enfrentar os desafios das bibliotecas públicas e comunitárias na Ibero-América.

A convocatória, aberta até 21 de outubro, pretende promover a participação de pessoas que trabalham em bibliotecas públicas e comunitárias em eventos regionais relacionados com as bibliotecas, a cultura e a educação, como seminários, congressos e encontros especializados. Estes espaços permitir-lhes-ão ampliar e consolidar os seus conhecimentos, trocar experiências e enriquecer o desenvolvimento do seu trabalho em bibliotecas.

Nesta sexta edição, o Iberbibliotecas selecionou três eventos de interesse e atribuirá 12 bolsas de assistência, uma por cada país ou cidade membro do programa.

Os eventos são:

  • Encontro Internacional de Bibliotecários – Feira Internacional do Livro de Bogotá. Bogotá, Colômbia.
    De 20 a 23 de abril de 2027 (datas definitivas por confirmar).
  • V Encontro Internacional de Bibliotecas, Arquivos e Museus desde Abya-Yala. Ceará, Brasil.
    Maio de 2027 (datas definitivas por confirmar).
  • XVI Encontro Latino-Americano de Bibliotecários, Arquivistas e Museólogos (EBAM-27). Panamá.
    De 20 a 23 de julho de 2027.

As pessoas que se candidatarem deverão comprovar uma experiência mínima de dois anos de trabalho em bibliotecas públicas ou comunitárias.

Candidatura

Como parte da candidatura, as pessoas candidatas devem explicar de forma clara de que modo a sua participação no evento selecionado contribuirá para reforçar ou melhorar aspetos específicos do seu trabalho em bibliotecas.

A inscrição deverá ser efetuada através do site do Iberbibliotecas, clicar no botão «Inscrição», preencher o formulário online e anexar a documentação solicitada.

Para esclarecer dúvidas relacionadas com a convocatória, podem contactar a Unidade Técnica do Iberbibliotecas através do endereço de correio eletrónico [email protected].