Organismo internacional ao
serviço da Ibero-América

O ano gigante do cinema equatoriano

Los ahogados
Juan Sebastián Jácome e Víctor Mares

A Secretaria-Geral Ibero-Americana, a Embaixada do Equador na Espanha e a Casa de América apresentam o longa-metragem equatoriano Los ahogados (2025), escrito e dirigido por Juan Sebastián Jácome e Víctor Mares, um potente thriller psicológico que chega a Madri em um ano decisivo para o cinema do Equador.

O ano de 2025 marca um antes e um depois para a cinematografia equatoriana, com uma nova geração de cineastas que irrompe em festivais internacionais com narrativas que nascem da identidade, da migração e de um olhar profundamente universal. Nesse contexto, a cidade de Madri se converte no ponto de encontro entre Equador e Espanha durante o ato oficial pelo Dia Internacional do Migrante, uma homenagem a 25 anos de presença equatoriana na Espanha e ao diálogo cultural que a diáspora teceu.

A apresentação do filme se insere em um evento que destaca a nova onda do cinema equatoriano, a migração como realidade e metáfora na linguagem audiovisual, e as crescentes oportunidades de coprodução, exibição e distribuição entre ambos os países.

Boas-vindas:
Moisés Morera, diretor de Programação da Casa de América.
– Pablo Martínez, ministro da Embaixada do Equador na Espanha.
– Representante da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB).

Diálogo antes da projeção com:
Juan Sebastián Jácome, codiretor e corroteirista do filme.
– María Cristina Carrillo, cineasta e diretora do festival de cinema equatoriano na Espanha, Línea Imaginaria.
– Elena Vilardell, secretária técnica do Programa IBERMEDIA.
– Rafael Álvarez, produtor espanhol.

Modera: Natalia Armijos, especialista avaliadora do programa Erasmus+ da Comissão Europeia, consultora independente e integrante de conselhos consultivos em entidades sociais.

LOS AHOGADOS
Equador, 2025 / 87’ (+12).

Direção e roteiro: Juan Sebastián Jácome e Víctor Mares.
Intérpretes principais: Giovanna Andrade como Marcela, Fernando Arze Echalar, Amelia Yépez, Pilar Olmedo, Diego Naranjo, Arturo Calahorrano.

Sinopse: Marcela, uma mulher da alta sociedade, descobre que sua empregada doméstica foi encontrada sem vida na piscina de sua casa. A polícia investiga enquanto a pressão midiática aumenta. Marcela começa a investigar as causas da morte e enfrenta uma verdade que ameaça a estabilidade de sua família.

📄 Você pode consultar a programação de sala aqui.

Eventos final de ano Embaixada do Equador

 

Data e horário:
📅  Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025.
⌚️ 18:00.
📍 Casa de América – Sala Iberia (Plaza de Cibeles, s/n).
🎟️  Entrada livre até completar a lotação de 45 lugares.
ℹ️  Os ingressos começarão a ser distribuídos uma hora antes do início das projeções na bilheteria do Ponto de Informação

Data: Quinta-feira, 18 dezembro 2025

Horário: 18:00h

Local: Casa de América – Sala Iberia (Plaza de Cibeles, sn).