Organismo internacional ao
serviço da Ibero-América

Portada » Ibero-América em cooperação, um caminho compartilhado rumo ao futuro

Ibero-América em cooperação, um caminho compartilhado rumo ao futuro

Entre 22 e 28 de outubro, a IX Semana da Cooperação Ibero-americana valoriza o caminho percorrido ao longo duas décadas marcadas pela colaboração em inovação, conhecimento, cultura, promoção da igualdade e inclusão.

Sob o lema “Ibero-América, um caminho compartilhado rumo ao futuro”, a IX Semana da Cooperação Ibero-americana, impulsionada pela Secretaria-Geral Ibero-americana (SEGIB) com o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), convida a reconhecer o caminho construído pelos 22 países da Ibero-América e a projetar o olhar para a frente, para seguir avançando como comunidade por um futuro mais justo e solidário.

Ao longo desse percurso, no qual a SEGIB acompanha há 20 anos, a cooperação ibero-americana consolidou um espaço único de trabalho conjunto, baseado no diálogo e na horizontalidade, que não apenas impulsiona projetos, mas também conecta realidades, protege direitos e amplia oportunidades para milhões de pessoas.

“Nesta cooperação são fundamentais as redes e os 31 programas que trabalham para oferecer soluções reais a temas muito diversos, desde a mudança climática até a inovação, a inclusão, a igualdade, o acesso à cultura e o fomento da ciência”, afirmou a Secretária para a Cooperação Ibero-americana, Lorena Larios.

São projetos que se traduzem em políticas públicas e oportunidades reais: jovens que encontram no Iberorquestras Juvenis uma via para crescer por meio da música; criadoras e criadores que impulsionam o intercâmbio e a integração graças aos apoios do Ibercena; comunidades que fortalecem sua memória coletiva graças ao Iberarquivos ou ao Ibermemória Sonora e Audiovisual; e territórios que experimentam soluções inovadoras com os Laboratórios de Inovação Cidadã (LABIC). São também conquistas em legislação, apoios e referências para dar visibilidade a comunidades vulnerabilizadas e romper discriminações, a fim de fortalecer a Ibero-América a partir de direitos.

Assim, a cooperação ibero-americana permitiu — graças ao trabalho consensuado dos 22 países — o avanço de iniciativas para combater a violência de gênero, o desenvolvimento de políticas públicas para enfrentar a mudança climática e defender o meio ambiente, uma Carta Digital Ibero-americana e a promoção da coesão social por meio de iniciativas que colocam o foco na população indígena, nas pessoas idosas e nas pessoas com deficiência. A cooperação dos 22 países também opera nas modalidades Sul-Sul e cooperação triangular, o que lhe permitiu ser uma referência internacional nessa matéria.

Para sublinhar e tornar visível essa realidade, celebramos estes dias com uma campanha em meios digitais e com esta programação.