O Secretário-Geral Ibero-Americano, Andrés Allamand, participou do VIII Fórum Trilateral Europa–América Latina–América do Norte, organizado pela Secretaria-Geral Ibero-Americana, pelo Real Instituto Elcano e pelo Atlantic Council. Esta edição do Fórum reuniu em Madri uma série de especialistas do mundo acadêmico, funcionários públicos e representantes da sociedade civil para analisar o papel da diplomacia das Cúpulas no atual contexto global.
O ponto de partida do exercício foi a próxima realização de três cúpulas relevantes para a região ibero-americana: a Cúpula CELAC–UE, que será realizada em novembro em Santa Marta, Colômbia; a Cúpula das Américas, que acontecerá em dezembro em Punta Cana, República Dominicana; e a Cúpula Ibero-Americana, que será sediada por Madri em novembro de 2026.
A utilidade desse formato em momentos de questionamento do sistema multilateral, a necessidade de incorporar mecanismos de acompanhamento e prestação de contas dos resultados das Cúpulas, a relevância da formação em valores multilaterais e a possibilidade de coordenar as agendas das diferentes convocatórias foram alguns dos temas abordados no encontro.
O Fórum contou com quatro sessões a portas fechadas e concluiu com um evento aberto ao público, com as intervenções de três dos participantes do Fórum: Rebeca Forattini, Secretária-Geral da FLACSO; Kenneth Frankel, Presidente do Conselho Canadense para as Américas; e Carlos Malamud, Pesquisador Sênior do Real Instituto Elcano.
Criado em 2005, o Fórum Trilateral concentra-se na relação atlântica inter-regional e conta com o apoio da Cooperação Espanhola.

