Organismo internacional ao
serviço da Ibero-América

Portada » O LABIC Puebla impulsiona soluções cidadãs para melhorar a qualidade de vida às margens do poluído rio Atoyac

O LABIC Puebla impulsiona soluções cidadãs para melhorar a qualidade de vida às margens do poluído rio Atoyac

De 13 a 17 de outubro de 2025, o México foi sede do Laboratório Ibero-Americano de Inovação Cidadã (LABIC Puebla 2025), no qual foram desenvolvidas soluções para reduzir a exposição à contaminação do rio Atoyac e promover uma melhora na qualidade de vida das famílias que vivem às suas margens.

Un grupò de personas debate sentadas en torno a una mesa, en un momento de trabajo en grupo del LABIC de Puebla.

Melhorar a vida das famílias que habitam às margens do Atoyac, um dos rios mais poluídos do México, foi o principal objetivo do Laboratório Ibero-Americano de Inovação Cidadã (LABIC Puebla 2025), que durante cinco dias buscou ideias para transformar um problema ambiental em soluções concretas para a comunidade.

Durante o Laboratório, organizado em Puebla (México) pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), em colaboração com o Governo da Cidade de Puebla e com o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), as equipes de cidadãs e cidadãos co-desenharam e desenvolveram protótipos voltados a reduzir a exposição à contaminação e, assim, mitigar seu impacto na saúde e na vida cotidiana, em um contexto no qual algumas comunidades carecem de saneamento e água potável.

Algumas das soluções “piloto” obtidas durante o laboratório foram a construção de zonas úmidas para o tratamento de águas residuais em escala comunitária, a captação de água da chuva para usos domésticos seguros, a implementação de biofiltros para o tratamento de águas cinzas em residências e espaços comunitários, o desenvolvimento de sensores de baixo custo para medir parâmetros de qualidade da água e a realização de programas de sensibilização para meninas e meninos sobre os problemas da água e do rio Atoyac, com metodologias de “aprender fazendo”.

Pablo Pascale, chefe da Divisão de Inovação Pública e Cidadã (DIPyC) da SEGIB, destacou que muitas cidades da Ibero-América enfrentam realidades semelhantes à do rio Atoyac, que afetam a saúde e a vida de comunidades inteiras.

“Em um LABIC, geramos soluções muito aplicadas que mitigam os impactos imediatos e melhoram a qualidade de vida das famílias afetadas”, acrescentou.

As propostas estarão prontas para serem testadas em campo, com acompanhamento técnico da SEGIB e do parceiro local, dando prioridade à sua fácil ampliação e sustentabilidade pela própria comunidade.

O LABIC Puebla 2025 integra-se à série de laboratórios realizados pela DIPyC em 2025, reafirmando o compromisso da SEGIB com uma cooperação que cria soluções úteis e sustentáveis para a cidadania.