Participe
Semana de divulgação cultural dos países de língua portuguesa.
4 – 6 Maio 2021,
Evento online atraves do YouTube
Siga a conversa nas redes sociais
A Secretaria-Geral Ibero-Americana organiza a Semana de divulgação cultural dos países de língua portuguesa para promover a cultura dos países de língua portuguesa como componente essencial do espaço ibero-americano; aproximar a Conferência Ibero-Americana e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa, reconhecendo o português como ponto de interconexão; contribuir para a projeção internacional do português na região ibero-americana e fortalecer o conhecimento e valorização da diversidade cultural, que constitui a origem e fundamento da comunidade ibero-americana, traduzida na multiplicidade de identidades e tradições que compõe e enriquecem o acervo cultural iberoamericano.
língua, cultura, tradição, e identidade lusófona
O português ocupa o sexto lugar entre as línguas faladas no mundo, com um universo estimado de 280 milhões de pessoas, sendo a língua oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné- Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. É além disso a língua mais falada no hemisfério Sul, por “culpa” dos três maiores países que o tem como língua oficial, Brasil, Angola e Moçambique e aquela que apresenta maior potencial de crescimento.
— Dados da UNESCO
Programação
Hora de Madrid, Espanha (GMT+2)
Dia 4 de maio, terça-feira |
---|
Abertura com Carlinhos Brown, Embaixador Ibero-Americano de Cultura 17h30m |
Discurso de abertura da Secretária Geral Ibero-Americana, Rebeca Grynspan 17h45m |
Discurso dos Embaixadores dos países de língua portuguesa em Madrid 17h55m |
Discurso do Secretário Executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles 18h15m |
Momento musical com Orquestra Sem Fronteiras, apresentação do Diretor, Martim Sousa Tavares, e encerramento 18h25m |
Dia 5 de maio, quarta-feira |
---|
Abertura e apresentação do Museu da Língua Portuguesa, com motivo da sua próxima reabertura. Diretora Técnica do Museu de Língua Portuguesa, Marília Bonas 16h30m |
Colóquio sobre literatura nos países lusófonos subordinado ao tema “Da nossa literatura vê-se o mar!” (o mar como elemento de ligação entre os países de língua portuguesa), com:
|
Ativação da plataforma on-line para mostra de curtas-metragens de países lusófonos e encerramento 18h40m |
Dia 6 de maio, quinta-feira |
---|
Encontro do programa IberBibliotecas, no âmbito da celebração do Ano Ibero-Americano de Bibliotecas: “Boas práticas em tempos de pandemia: a inovação dos serviços bibliotecários em torno da promoção da leitura e da língua portuguesa”, com:
|
Encontro/colóquio do programa IberArquivos, subordinado ao tema “Património Arquivístico Comum de língua portuguesa no espaço ibero-americano. Contributo dos arquivos de Portugal e Brasil: projetos Resgate e Reencontro”, com:
|
Momentos musicais, com
|
Encerramento do evento com o discurso do Senhor Embaixador Marcos Pinta Gama, Secretário Adjunto Ibero-Americano da SEGIB 18h45m |
Paises
Palestras
Palestrantes
Momentos musicais
Junte-se ao evento em linha
Participe
Siga o evento ao vivo
O evento completo será transmitido via streaming
Via YouTube
Convidados de todos os países
Palestrantes
Cristovão Tezza
Escritor
Cristovão é um escritor do Brasil. Tem livros traduzidos em mais de uma dezena de países, e suas obras receberam alguns dos principais prêmios literários do Brasil e França. Nascido em Lages, Santa Catarina, em 1952, vive em Curitiba, sua cidade de adoção desde 1961.
Filipa Soares
Responsável do Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões de Madrid
Professora universitária, com agregação, na Universidade Autónoma de Madrid (Espanha), é responsável do Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões de Madrid e Coordenadora de Ensino do Português no Estrangeiro para Espanha e Andorra.
Laureana
Fadista
Laureana afirma-se no estilo mais português, o Fado. O fado é a expressão musical que reflete a alma lisboeta, neste a alma de uma albicastrense. Começou a cantar aos 8 anos, passou por vários estilos musicais mas foi no fado que encontrou a sua forma de se expressar.
Lídia Jorge
Escritora
Lídia Jorge é uma escritora portuguesa. Tem vasta obra publicada, da qual se destacam alguns títulos como “O Dia dos Prodígios”, “O Cais das Merendas”, “A Costa dos Murmúrios” , entre outros. Foi galardoada com imensos prémios literários de diversas partes do mundo.
Martim Sousa Tavares
Diretor de orquestra
Fundador e director da Orquestra Sem Fronteiras, coordenador de projectos educativos do Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, autor do programa semanal A Lira de Orfeu na Antena 2, director artístico do ciclo A Boca do Lobo, com concertos mensais de música clássica no Lux-Frágil em Lisboa.
Orquestra Sem Fronteiras
Orquestra
Fundada em Idanha-a-Nova em 2019, a Orquestra Sem Fronteiras (OSF) leva a cabo uma missão de promoção do talento jovem nacional, agrupando músicos naturais e residentes no interior de Portugal, ao mesmo tempo que investe na descentralização da programação cultural.
Pitú Ferrer
Músico
Um adorador das melodias e da canção - a forma musical mais praticada na música brasileira, Pitú persegue e se diverte com o jogo quase lúdico do equilíbrio entre o som e a palavra, sempre amparado e influenciado pelo legado de tantos mestres cancionistas e pela riqueza e variedade dos ritmos brasileiros.
Marta Santos
Secretária para área da cultura da União dos Escritores Angolanos
Natural de Luanda-Angola. A escritora Marta Santos recorda o papel determinante que o pai teve no seu gosto pela leitura: ¨Ele incentivou-me a fazer sempre muitas redações¨. – E nunca mais parei de escrever.
Carlinhos Brown
Músico
Carlinhos Brown é um cantor, percussionista, compositor, artista plástico e ativista social brasileiro, considerado o grande representante da cultura afro-brasileira na Ibero-América.
Kizua Gourgel
Músico
Kizua Gourgel, é essencialmente um compositor angolano e como tal, escreve para vários artistas e cede inumeras vezes temas de sua autoria. Sandra Cordeiro e Patricia Faria, são frequntes interpretes das sua composições.
Com o apoio das Embaixadas de Angola, Brasil e Portugal em Madrid