Scroll to top
es pt
LUSOFONIA

Participe

Semana de divulgação cultural dos países de língua portuguesa.

4 – 6 Maio 2021,
Evento online atraves do YouTube

Siga a conversa nas redes sociais

A Secretaria-Geral Ibero-Americana organiza a Semana de divulgação cultural dos países de língua portuguesa para promover a cultura dos países de língua portuguesa como componente essencial do espaço ibero-americano; aproximar a Conferência Ibero-Americana e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa, reconhecendo o português como ponto de interconexão; contribuir para a projeção internacional do português na região ibero-americana e fortalecer o conhecimento e valorização da diversidade cultural, que constitui a origem e fundamento da comunidade ibero-americana, traduzida na multiplicidade de identidades e tradições que compõe e enriquecem o acervo cultural iberoamericano.

língua, cultura, tradição, e
identidade lusófona

O português ocupa o sexto lugar entre as línguas faladas no mundo, com um universo estimado de 280 milhões de pessoas, sendo a língua oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné- Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. É além disso a língua mais falada no hemisfério Sul, por “culpa” dos três maiores países que o tem como língua oficial, Brasil, Angola e Moçambique e aquela que apresenta maior potencial de crescimento.

— Dados da UNESCO

AGENDA

Programação

Hora de Madrid, Espanha (GMT+2)

Dia 4 de maio, terça-feira

Abertura com Carlinhos Brown, Embaixador Ibero-Americano de Cultura 17h30m
Discurso de abertura da Secretária Geral Ibero-Americana, Rebeca Grynspan 17h45m
Discurso dos Embaixadores dos países de língua portuguesa em Madrid 17h55m
Discurso do Secretário Executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles 18h15m
Momento musical com Orquestra Sem Fronteiras, apresentação do Diretor, Martim Sousa Tavares, e encerramento 18h25m

Dia 5 de maio, quarta-feira

Abertura e apresentação do Museu da Língua Portuguesa, com motivo da sua próxima reabertura. Diretora Técnica do Museu de Língua Portuguesa, Marília Bonas 16h30m
Colóquio sobre literatura nos países lusófonos subordinado ao tema “Da nossa literatura vê-se o mar!” (o mar como elemento de ligação entre os países de língua portuguesa), com:
  • Moderação: Filipa Soares
  • Marta Santos (Angola),
  • Cristovão Tezza (Brasil), e
  • Lídia Jorge (Portugal).
17h00m
Ativação da plataforma on-line para mostra de curtas-metragens de países lusófonos e encerramento 18h40m

Dia 6 de maio, quinta-feira

Encontro do programa IberBibliotecas, no âmbito da celebração do Ano Ibero-Americano de Bibliotecas: “Boas práticas em tempos de pandemia: a inovação dos serviços bibliotecários em torno da promoção da leitura e da língua portuguesa”, com:
  • Moderação: Ana Maria da Costa Souza, Coordenadora Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (Brasil) e Presidente do Programa IberBibliotecas,
  • Sebastião Silva Pedro, projeto Clube de leitura e artes pérolas D´África (Angola),
  • Isadora Cristal de Souza e Silva Escalante, projeto Rede Baixada Literária (Brasil),
  • Michele Santana Bueno, projeto PODCAST Falando de Livros (Brasil),
  • Rosemary Monteiro de Andrade e Débora Leitão Leal, projeto Feira literaafro (Brasil),
  • Matteo Angius, projeto Terço da Meia Noite (Moçambique), e
  • Nelson Pedrosa, projeto Biblioteca Municipal de Pombal (Portugal).
13h00m
Encontro/colóquio do programa IberArquivos, subordinado ao tema “Património Arquivístico Comum de língua portuguesa no espaço ibero-americano. Contributo dos arquivos de Portugal e Brasil: projetos Resgate e Reencontro”, com:
  • Maria Eduarda Marques, Diretora Executiva da Fundação Biblioteca Nacional (Brasil), e
  • Silvestre Lacerda, Diretor-Geral da DGLAB - Livro, Arquivos e Bibliotecas (Portugal).
16h00m
Momentos musicais, com
  • Pitú Fequer (Brasil),
  • Laureana (Portugal), e
  • Kizuha Gourgel (Angola)
18h00m
Encerramento do evento com o discurso do Senhor Embaixador Marcos Pinta Gama, Secretário Adjunto Ibero-Americano da SEGIB 18h45m
0

Paises

0

Palestras

0

Palestrantes

0

Momentos musicais

Junte-se ao evento em linha

Participe

Siga o evento ao vivo

O evento completo será transmitido via streaming

Via YouTube


não é preciso cadastrar-se

SEGUIR AO VIVO
Palestrantes

Convidados de todos os países

Palestrantes

Cristovão Tezza

Escritor

Cristovão é um escritor do Brasil. Tem livros traduzidos em mais de uma dezena de países, e suas obras receberam alguns dos principais prêmios literários do Brasil e França. Nascido em Lages, Santa Catarina, em 1952, vive em Curitiba, sua cidade de adoção desde 1961.

Cristovão Tezza

Filipa Soares

Responsável do Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões de Madrid

Professora universitária, com agregação, na Universidade Autónoma de Madrid (Espanha), é responsável do Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões de Madrid e Coordenadora de Ensino do Português no Estrangeiro para Espanha e Andorra.

Filipa Soares

Laureana

Fadista

Laureana afirma-se no estilo mais português, o Fado. O fado é a expressão musical que reflete a alma lisboeta, neste a alma de uma albicastrense. Começou a cantar aos 8 anos, passou por vários estilos musicais mas foi no fado que encontrou a sua forma de se expressar.

Laureana

Lídia Jorge

Escritora

Lídia Jorge é uma escritora portuguesa. Tem vasta obra publicada, da qual se destacam alguns títulos como “O Dia dos Prodígios”, “O Cais das Merendas”, “A Costa dos Murmúrios” , entre outros. Foi galardoada com imensos prémios literários de diversas partes do mundo.

Lídia Jorge

Martim Sousa Tavares

Diretor de orquestra

Fundador e director da Orquestra Sem Fronteiras, coordenador de projectos educativos do Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, autor do programa semanal A Lira de Orfeu na Antena 2, director artístico do ciclo A Boca do Lobo, com concertos mensais de música clássica no Lux-Frágil em Lisboa.

Martim Sousa Tavares

Orquestra Sem Fronteiras

Orquestra

Fundada em Idanha-a-Nova em 2019, a Orquestra Sem Fronteiras (OSF) leva a cabo uma missão de promoção do talento jovem nacional, agrupando músicos naturais e residentes no interior de Portugal, ao mesmo tempo que investe na descentralização da programação cultural.

Orquestra Sem Fronteiras

Pitú Ferrer

Músico

Um adorador das melodias e da canção - a forma musical mais praticada na música brasileira, Pitú persegue e se diverte com o jogo quase lúdico do equilíbrio entre o som e a palavra, sempre amparado e influenciado pelo legado de tantos mestres cancionistas e pela riqueza e variedade dos ritmos brasileiros.

Pitú Ferrer

Marta Santos

Secretária para área da cultura da União dos Escritores Angolanos

Natural de Luanda-Angola. A escritora Marta Santos recorda o papel determinante que o pai teve no seu gosto pela leitura: ¨Ele incentivou-me a fazer sempre muitas redações¨. – E nunca mais parei de escrever.

Marta Santos

Carlinhos Brown

Músico

Carlinhos Brown é um cantor, percussionista, compositor, artista plástico e ativista social brasileiro, considerado o grande representante da cultura afro-brasileira na Ibero-América.

Carlinhos Brown

Kizua Gourgel

Músico

Kizua Gourgel, é essencialmente um compositor angolano e como tal, escreve para vários artistas e cede inumeras vezes temas de sua autoria. Sandra Cordeiro e Patricia Faria, são frequntes interpretes das sua composições.

Kizua Gourgel

Organiza

Com o apoio das Embaixadas de Angola, Brasil e Portugal em Madrid